A origem da Dieta HCG
O Dr. Simeons detalhou seu procedimento, o qual combina o uso de gonadotrofina coriónica humana (HCG – human chorionic gonadotrophin) juntamente com uma dieta específica de baixa caloria, no livro cujo o título é “Pounds and Inches” (Peso e Polegadas).
O Dr. Simeons acreditava que o HCG maximiza a capacidade funcional de todos os centros no hipotálamo, incluindo o que ele denominou o centro de gordura, tornando possível que a gordura fosse liberada dos depósitos anormais, tornando disponível como uma fonte de combustível para o corpo.
Trabalha usando a energia dos depósitos da gordura que não seriam normalmente usados para a energia das atividades corriqueiras e para manutenção das vitais. Ele utilizou o hormônio HCG como a espinha dorsal, já que ele não queria uma dieta que fizesse seus pacientes se sentirem incrivelmente famintos, ele sabia que a ingestão de calorias seria restrita.
Para o Dr. Simeons HCG foi uma ótima maneira de ajudar os pacientes a conseguirem fazer a dieta necessária para alcançarem o peso ideal, e dar-lhes uma chance de começar um novo estilo de vida mais saudável. O hormônio HCG é encontrado naturalmente em mulheres grávidas, mas não é prejudicial para os homens, desde que seja tomado em doses menores, como a dieta prescreve.
O que é HCG ?
A gonadotrofina coriônica humana (português brasileiro) ou gonadotrofina coriónica humana (português europeu) (hCG) é uma glicoproteína hormonal produzida pelas células trofoblásticas sinciciais nos líquidos maternos. No início da gravidez, as concentrações de hCG no soro e na urina da mulher aumentam rapidamente, sendo um bom marcador para testes de gravidez. Sete a dez dias após a concepção, a concentração de hCG alcança 25 mUI/mL e aumenta ao pico de 37 000-50 000 mUI/mL entre oito e onze semanas. É o único hormônio exclusivo da gravidez, fazendo com que o teste de gravidez pela análise de hCG tenha acerto de quase 100%. É o único exame que comprova exatamente a gravidez.
Alguns tipos de câncer, como coriocarcinoma, excretam hCG. No homem, altos níveis de hCG podem indicar câncer de testículo.
Funções no Organismo
A principal função é manter o corpo lúteo (corpo formado por uma deposição de lipídio no folículo do qual saiu o ovócito secundário para a ovulação). O corpo lúteo secreta dois hormônios: a Progesterona e o Estrógeno. A função da hCG é manter o corpo lúteo no ovário durante o primeiro trimestre da gestação. Garante a manutenção da gestação, inibindo a menstruação e a ausência de uma nova ovulação. É um hormônio que pode ser doado a outras mulheres que estejam em tratamento para ter filhos, pois é essencial na fecundação.